>
Mitologia

30.01.07 | comente | imprimir | rss

Brigith (Brighit, Brid, Brigid, Brigit)

A Deusa celta Brigith era por vezes chamada de Deusa Tríplice. Na Grã-Bretanha ela passou a ser conhecida como as Três Mães ou as Três Damas Abençoadas.


Seus recantos sagrados, como em Kildare, eram cuidados por mulheres virgens, algo em comum com as Virgens vestais de Roma. Uma das tarefas dessas sacerdotisas era manter acesa uma chama eterna.

Brigith era a patrona dos bardos, a Deusa da poesia, artes, artesanato, trabalho de ferreiros, agricultura, partos, invenções e cura. Certas fontes tornaram-se sagradas a Brigit como águas curativas. Muitas dessas fontes ainda podem ser visitadas na Irlanda e na Grã-Bretanha.

Compartilhe esta página:
  • Print this article!
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • E-mail this story to a friend!
  • MySpace
  • RSS
  • Tumblr
  • Twitter

Você precisa entrar para postar um comentário.

Hospedagem

Blue Hosting

Últimos comentários

  • MorgenSter: Gostei,simples, fácil e efetivo… A única coisa que eu não curti mesmo foi o nome ”...
  • Gabriel Mendes: Oi pessoal, eu tenho dúvidas… Primeiro, eu me baseio muito no seriado “Charmed”, e elle pra...
  • Gabriel Mendes: Oi pessoal, eu tenho dúvidas… Primeiro, eu me baseio muito no seriado “Charmed”, e...
  • domenik_lupin: Olá Luazul, sou DomeniK Lupin e coordeno uma revista pagã eletrônica chamada “Tríade”,...
  • marcuswiccan: DIA: 28/03/2010 PALESTRA COM O BRUXO ZEUS EM TAUBATÉ – SP Palestra sobre o tema: MAGIA WICCA E...
  • camane: olá Luazul, Já faz um tempinho que eu não entro no site. É falta de tempo mesmo. ah! e por falar no site...
  • Luazul: DIVULGAÇÃO: Oi, povo! Em maio deste ano (dias 29 e 30) será realizado um grande evento na cidade de...