>
Abracadabra! horóscopo diário: Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Curso de Introdução à Wicca

Primeira vez aqui?

Menu

Bruxaria Wicca Magia Prática Temas Trabalhados em Magia Magia Teórica Oráculos Natureza Seres & Divindades Mitologias Comunidade Pagã Outros Caminhos
Mitologia

15.11.08 | comente (1 comentário) | imprimir | rss

Bast

Apesar de ser geralmente identificada com os suaves poderes de criação do Sol, a deusa Bast era também associada aos gatos e à Lua. Heródoto afirmou que o grande templo sagrado de Bubastis teria sido construído em sua honra.

O gato era o animal mais sagrado no Egito e os gatos negros eram especialmente sagrados a Bast. Matar um gato acarretava pena de morte automática. Quando os gatos do templo de Bast morriam, eram embalsamados em grande cerimônia. Estátuas de Bast a representam com a cabeça de um gato, carregando um sistro em sua mão direita e uma cesta na mão esquerda. Vestia normalmente uma túnia verde.


Era a deusa do fogo, da Lua, dos partos, fertilidade, prazer, bondade, alegria, ritos sexuais, música, dança, proteção contra maus espíritos, intuição, cura, casamento e todos os animais (principalmente gatos).

No Egito, celebrava-se uma enorme feira anual em sua homenagem. Milhares de seguidores deslocavam-se através do Nilo, acompanhados por flautas, castanholas e muito vinho. Esplêndidas procissões atravessavam as ruas em direção a seus templos.

Bast também possuía uma faceta obscura, conhecida como Pasht, a Rasgadora. Pasht era um aspecto da Lua Negra, uma deusa de retribuição, vingança e terror que podia seguir e de fato seguia um humano aonde este fosse, para obter a punição que ela achasse justa.

Nem a morte podia deter a deusa da Lua Negra Pasht, pois seus poderes transcendiam a morte e a próxima encarnação.

Bast pode ser honrada através da criação de um jardim para os espíritos da Natureza e para os animais silvestres. Coloque uma estátua de um gato no centro do santuário para representar a deusa.

Fonte: ‘Livro Mágico da Lua’, D.J. Conway

Compartilhe esta página:
  • Print this article!
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • E-mail this story to a friend!
  • MySpace
  • RSS
  • Tumblr
  • Twitter

1 comment to Bast

  • Zefiro

    Bastet (ou Bast, como preferir) sempre me atraiu, assim como os gatos. Já havia lido esse texto no “Livro Mágico da Lua” quando o peguei emprestado e, sinceramente, fiquei surpreso de encontrar algo referente a ela. Livros que falam sobre Bastet são um pouco difíceis de se encontrar. T.T O jeito é continuar procurando…

Você precisa entrar para postar um comentário.

Hospedagem

Blue Hosting